sábado, 16 de junho de 2012


HISTORIA DA FUNDAÇÃO DA PRIMEIRA LOJA MAÇONICA EM DOIS IRMÃOS DO BURITI.

            Á\G\A\D\U\. Tudo começou com o sonho de fundar uma loja maçônica no município de Dois Irmãos Do Buriti, muitos anos antes do dia 11 de novembro de 2.011 dia da fundação de loja.
           Os maçons de Anastácio da A\R\L\S\ “GENEROSIDADE E AMOR 2.919”, não tiveram a oportunidade de ter um Ir\ mestre maçom em Dois Irmãos do Buriti que pudesse coordenar e ajudar nos primeiros passos para fundação de loja. Até o dia em que o Ir\mestre maçom Luiz Emídio dos Santos Fabiano da Loja “GENEROSIDADE E AMOR” ser transferido para Dois Irmãos do Buriti para assumir a chefia da Agencia Fazendária de Dois Irmãos do Buriti (AGENFA) e fazer esse papel de reunir o numero mínimo de sete mestres maçons para levantar a loja maçônica em Dois Irmãos Do Buriti. O papel do mestre maçom Luiz Emídio Dos Santos Fabiano foi de fundamental importância para a fundação da loja em Dois Irmãos do Buriti, fazendo os primeiros contatos com os prováveis profanos que poderiam entrar na ordem maçônica, sondando um a um os candidatos procurando saber de suas qualidades. E também identificando os maçons que estavam em Dois Irmãos do Buriti, que poderia contribuir. O primeiro deles o maçom Eder Oliveira Pereira que na ocasião esta adormecido no grau de C\M\ e na vida profana atuava como gerente da agencia do “Banco do Brasil” no ano de 2.007 localizada na Av: Reginaldo Lemes Da Silva, centro. E regularizaria posteriormente na loja “GENEROSIDADE E AMOR 2.919”, ajudando nas primeiras escolhas dos primeiros profanos.

Agencia do Banco Do Brasil (2.012).

            O maçom Luiz Emídio relatou que em uma festa do dia das mães no dia 11 de maio de 2.007 no município de Dois Irmãos do Buriti, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Rosário identificou o Ir\ Waldir Lemes de Oliveira do Or\ de Goiânia que estava de passagem na casa dos filhos; ali começaram a conversar a respeito de vários assuntos, mas a que despertou mais interesse era sonho fundar uma loja maçônica em Dois Irmãos do Buriti.
            Com o passar do tempo o maçom Luiz Emídio se tornou conhecido na comunidade Buritiense como o chefe da AGENFA. Com uma boa imagem perante a sociedade buritiense facilitando nos primeiros contatos com possíveis candidatos a maçom. No mês de abril do ano de 2.008, decide que providenciaria os primeiros nomes a ser indicado os prováveis profanos para entrar na ordem maçônica. Na ocasião o maçom Waldir Lemes de Oliveira do Or\de Goiânia estava de visita outra vez na casa dos filhos, aproveitando a oportunidade na estada do Ir\ de Goiânia que já fora morador de Dois Irmãos do Buriti para ajudar na elaboração da lista dos prováveis profanos que seriam convidados para uma reunião.
            O primeiro encontro dos Irs\ maçons da loja “GENEROSIDADE E AMOR” com os profanos escolhidos de Dois Irmãos do Buriti, foi no dia 21 de abril de 2.008 numa segunda-feira no feriado de Tiradentes. A dezenove horas teve inicio a reunião de apresentação da maçonaria para os profanos de Dois Irmãos do Buriti, seria o começo de uma longa jornada até a fundação. O local escolhido foi no lava jato Corumbá Buriti de propriedade do profano Carlos Augusto Barbosa Leite, localizada na rua: Antonio Martins de Souza, numero: 430, bairro: centro. E estiveram presentes oito maçons entre eles: Ven\M\ da loja “GENEROSIDADE E AMOR” Ricardo Gomes Ribeiro, M\M Luiz Emídio dos Santos Fabiano, M\M\Gilson Rodolfo Martins, M\M\ Antonio de Pádua Medeiros, M\M\ Moezis José dos Santos, M\M\ Ernandes Peixoto de Miranda, M\M\ e assessor do grão-mestre de Goiânia Waldir Lemes De Oliveira e o C\M\ Eder Oliveira Pereira. Os profanos presentes estavam: Eder Viana Aguiar, Reginaldo Lemes de Oliveira, Ricardo Noboyuki Higashi, Carlos Augusto Barbosa Leite e Daniel (do Banco do Brasil).
 Lava Jato Corumbá Buriti.
local do 1º encontro dos maçons de Anastacio com os provaveis candidatos.
Interior do Lava  Jato Corumbá Buriti.
Local onde ocorreiu a apresentação

Durante o encontro teve uma queda de energia elétrica em todo o município de Dois Irmãos do Buriti que duraria quase todo o encontro. O encontro foi realiza a céu aberto, no quintal do lava jato, cercado por muros e sob a luz da lua. Quem iniciou a reunião foi o Ven\M\ da loja “GENEROSIDADE E AMOR” Ricardo Gomes Ribeiro que fez uma breve história da ordem maçônica; o M\M\ Waldir Lemes De Oliveira do Or\ de Goiânia falou no período em que morou em Dois Irmãos Do Buriti,  que conhecia varias pessoas da época e da história do município, falou de sua contribuição na formação da lista dos escolhidos da lista de convidados para entrar para ordem juntos com Ir\Luiz Emídio dos Santos dos Fabiano e reforçou aos profanos convidados a especial importância de ser convidado pela maçonaria; o M\M\ Moezis José dos Santos faz uma comparação onde fala que “maçonaria seria como se fosse um país dentro de outro país”, onde existem leis federais, estaduais e municipais, deputados estaduais e federais, delegados, prefeitos, governadores entre outros na hierarquia maçônica que se compara a um país; o professor da UFMS e doutor em arqueologia e M\M\ Gilson Rodolfo Martins fez uma breve historia do possível surgimento da maçonaria, na época da Civilização Egípcia se encontravam pequenas organizações de construtores de pirâmides que para alguns já seria o começo da maçonaria operativa; todos falaram de alguns maçons que contribuíram de alguma forma para a independência do Brasil, dos Estados Unidos Da America, na igualdade racial e libertação dos escravos, na arte, na cultura, nas ciências, na matemática entre outros fatos de importância na história da humanidade.

<= local da 2º Renião, residencia do Ir \Reginaldo Lemes de Oliveira  
Ás dezenove horas do dia dezoito (18) de outubro de dois mil e oito (2.008), da E\V\, aconteceu o segundo encontro realizado na residência do até então profano Reginaldo Lemes de Oliveira, localizada na rua: Marta Mascarenhas, 560, centro, Dois Irmãos do Buriti. Reuniram-se os seguintes maçons: M\M\Luiz Emídio dos Santos Fabiano; MM\Ricardo Gomes Ribeiro; M\M\Valdemir Gomes dos Santos;M\M\ Glaubi Araujo Leite; M\M Moezis José dos Santos dos Santos e C\M\ Eder Oliveira Pereira, responsáveis pela sindicância dos convidados a entrarem a ordem maçônica e também a responder duvidas das esposas. Os profanos presentes nesta reunião foram os que conseguirão todos os documentos necessários em tempo hábil, foram os seguintes profanos Reginaldo Lemes de Oliveira, Ricardo Noboyuki Higashi e Carlos Augusto Barbosa Leite; acompanhados pelas esposas respectivamente Valéria Belline de Andrade Oliveira, Edinamar Gomes Higashi e Nilza A. Santis Leite. Um a um os profanos candidatos a sindicância foram chamados a ser questionados pelos M\M\ Ricardo Gomes Ribeiro, M\M\ Moezis José dos Santos, M\M\Valdemir Gomes do Santos e M\M\ Glaubi Araujo Leite. Já as esposas dos profanos tiraram suas duvidas primeiramente com a Maria Aparecida Silva Ribeiro esposa M\M\Ricardo Gomes Ribeiro e da Silvia Anderson Correia Pereira esposa do C\M\ Eder Oliveira Pereira que veio acompanhar os maridos e posteriormente tiraram suas duvidas durante o jantar, oferecido um churrasco pelo anfitrião Reginaldo Lemes de Oliveira. Assim começou os alicerces da loja de Dois Irmãos do Buriti, onde se levantariam as primeiras colunas que seriam os futuros Irs\ a adentrarem a ordem, buscando o numero mínimo de sete (7) Irs\M\M\ que conduziriam os trabalhos na loja de Dois Irmãos Do Buriti.

No dia sete (7) de março de dois mil e nove (2.009), da E\V\, reuniram-se na residência do Reginaldo lemes de oliveira, localizada na rua: Marta Mascarenhas, 560, centro, Dois Irmãos do Buriti. Os candidatos a maçons para entrar na A\R\L\S “Generosidade e Amor 2919” no Or\ de Anastácio. Ofereceram um jantar a todos os maçons desta loja, no dia em que antecederia o dia da iniciação na vida maçônica desses profanos: Reginaldo Lemes de oliveira, Ricardo Noboyuki Higashi e Carlos Augusto Barbosa Leite. Foi oferecida uma “peixada” pela anfitriã da casa Valéria B. de Andrade Oliveira, onde lotou de maçons da “Generosidade e Amor” e outros convidados.

A iniciação dos profanos de Dois Irmãos do Buriti: Ricardo Noboyuki Higashi, Reginaldo Lemes de Oliveira e Carlos Augusto Barbosa Leite. Teve inicio dos trabalhos de iniciação ás doze horas do dia quatorze (14) de março de dois mil e nove (2.009), da E\V\. Reunindo-se primeiramente na residência do M\M\ Moézis José dos Santos, localizada em Anastácio, MS. Com a participação de vários maçons da loja “Generosidade e Amor”. Concluindo os trabalhos de iniciação dos profanos no templo da loja “Generosidade e Amor” no Or\ de Anastácio. A festa de comemoração com as esposas foi comemorada no salão de festa da A\R\L\S\ “Conquista e Integração” no Or\ de Aquidauana. Concretizando então os primeiros alicerces para a futura loja de Dois Irmãos do Buriti.

Entrada de Dois Irmãos do Buriti.

Rotatoria da entrada de Dois Irmãos do Buriti MS-162.
Os maçons de Dois Irmãos Do Buriti começaram então a longa caminhada de estudos dentro da maçonaria simbólica, galgando assim os níveis de aprendiz, companheiro e finalmente mestre maçom. Neste período os maçons de Dois Irmãos Do Buriti percorrerão todas as segunda-feira um trajeto de Dois Irmãos do Buriti até Anastácio na loja “Generosidade e Amor 2919”, totalizando semanalmente 140km de ida e volta, durante aproximadamente um ano e meio. Além das dificuldades da distancia e dos perigos de uma viagem longa e noturna, os Irs\ também enfrentaram a perseguições de um padre recém transferido de São Paulo no inicio do ano de 2.009 para Dois Irmãos do Buriti, o polemico Padre Benedito muito carismático, perseguiu os maçons em suas pregações nas missas. Os Irs\ não se intimidaram e prosseguiram em sua caminhada, não se importando com os ataques; lembrando-se sempre dos ensinamentos do maior mestre dos mestres o senhor Jesus Cristo que nos ensinou “se lhe baterem na face, ofereça a outra” fortalecendo-se dessa forma a fé, continuando o que outros maçons no passado o fizeram para sociedade, combatendo a ignorância, os erros e os preconceitos.

Durante o período de estudos até atingirem o nível de mestre maçom, conheceram valorosos Irs\da loja “Generosidade e Amor”, entre eles o Ir\ Claudio Valério da Silva, na época assumia na vida profana o cargo de prefeito da cidade de Anastácio. Um homem que passa serenidade e muita humildade, homem de grande valor a maçonaria, mas que nos deixou precocemente aos 55 anos de idade no dia 21 de outubro de 2.010. Ano em que se comemorava 15 anos de fundação da loja “Generosidade e Amor” em Anastácio, ele um dos fundares da loja, homenageado na comemoração de 15 anos no dia 7 de outubro de 2.010, alguns dias antes de sua morte.

Os maçons de Dois Irmãos do Buriti, elevados a mestre teriam a missão de procurar novos candidatos a entrarem a ordem maçônica, para prosseguirem na fundação de loja, indicando mais três maçons, entre eles: Luiz Angelino Miranda, Sergio Yoshiharu Kato e Pedro Américo.

A iniciação desses novos candidatos foi no dia 26 de fevereiro de 2.011, da E.V. No mesmo local e horário da iniciação dos primeiros profanos de Dois Irmãos do Buriti, só diferenciando o local da festa oferecida pelos maçons iniciados, que fora no salão de festa “Claudio Valério” da loja “Generosidade e Amor”.

No dia quatorze (14) de setembro de dois mil e onze (2.011), da E\V\. Reuniram-se em Dois Irmãos Do Buriti, na residência do Ir:. Reginaldo Lemes De Oliveira, localizada na rua: Marta Mascarenhas, numero: 560, bairro: Centro, Dois Irmãos do Buriti. Em uma sessão informal constada em ata, foi decidida a data da fundação que ficou para o dia 11 de novembro de 2.011, o local da sessão de fundação seria a casa do pai do Ir\ Sergio Yoshiharu Kato, mas foi mudado posteriormente com a confirmação da disponibilidade do clube nipo-brasileiro (Kaikan), o nome da loja foi sugerida pelos Irs\ seria “Irmãos do Buriti”, o local onde funcionaria a loja provisoriamente entre outras prioridades para levantar as colunas de uma loja maçônica federada ao Grande Oriente Do Brasil, e jurisdicionada ao Grande Oriente do Estado de Matogrosso Do Sul em Dois Irmãos do Buriti. O sonho de fundar uma loja maçônica em Dois Irmãos do Buriti começara então a se materializar neste dia, com encontro de todos os Irs\ da loja “Generosidade e Amor” e de outras lojas, totalizando a presença de 18 Irs\ constada em ata a presença. Após a reunião foi oferecida pelo Ir\Reginaldo Lemes de Oliveira uma deliciosa “peixada” no jantar de confraternização com as esposas.

O Ir\ Reginaldo Lemes de Oliveira chamou todos os Irs\M\ de Dois Irmãos Do Buriti, para uma reunião no dia 27 de outubro de 2.011 para os preparativos para fundação de loja. Nesta reunião estavam presentes os Irs\ Luiz Emídio dos Santos Fabiano, Luiz Angelino Miranda, Ricardo Noboyuki Higashi, Sergio Yoshirahu Kato e o Reginaldo Lemes de Oliveira. Na reunião constada em ata decidimos o local da festa de comemoração, que seria na A.S.E.R.A.P. e o tipo de comida a oferecer aos convidados.

Durante a semana de preparativos da festa o Ir\ Reginaldo Lemes de Oliveira, agilizou outro local para comemoração da festa, entrando em contato com Dr. Jailson Ir\ maçom que cedeu o local com muita satisfação. Como a área coberta era insuficiente para todos os convidados e temendo chuva no mês de novembro, o Ir\ Reginaldo entrou em contato com chefe de gabinete da prefeitura Eder Viana, providenciando algumas barracas de eventos sem custos para a festa.

Ás dezenove horas e trinta minutos do dia onze de Novembro de dois mil e onze, teve inicio a sessão de fundação no clube KAIKAM. Na ocasião estava fazendo muito calor, típico do mês de novembro, por volta dos 34ºC. Dentro do ambiente do clube não havia ar-condicionado e a sensação térmica parecia estar bem acima dos 34ºC, quase que insuportável o calor que fazia dentro do clube e com os paramentos de sessão magna os Irs\sofreram muito com o calor, mas não o bastante para impedir a realização do sonho.
Clube Nippo-Brasileiro (kaikam)
Local da Realização: Sessão de Fundação.
A sessão teve presença de 38 Irs\ de vários lugares do Brasil, mostrando a união e a força da maçonaria, foi de grande orgulho e satisfaça para todos os Irs\ que tiveram participação da fundação da loja em Dois Irmãos do Buriti, um grande sonho se realizara neste dia.

Já durante a festa de comemoração juntos com as esposas e convidados, varias autoridades estiveram presentes na ocasião, entre eles o presidente da câmara dos vereadores, o prefeito, a gerente do Banco do Brasil. A festa estava cheia de pessoas que vieram prestigiarem e conhecer a maçonaria.

Antes do acontecimento da festa as pessoas estavam curiosas e os comentários seriam inevitáveis. Então a festa teve a apresentação da ordem, e o esclarecimento da população referente a ordem maçônica, com serenidade o mestre de cerimônia Ir\ Ernandes Peixoto de Miranda conduziu os Irs\ a falarem da missão de beneficência da maçonaria para população menos favorecida do município, também reforçaram que a maçonaria não é uma religião menos ainda seita.

E finalmente foi oferecido o jantar a todos os convidados, assim concretizando o começo de um sonho.


Presidente: Dilma Rousseff
Governador: Ir:. André Puccinelli
Prefeito: Wlademir de Souza Volk
População: 10.362 habitantes

Dois Irmãos Do Buriti,MS. 11 de novembro de 2.011.
Ir\ Secr\ Ricardo Noboyuki Higashi

Nenhum comentário:

Postar um comentário