Biografia
O facto de ser um estudante notável levou a sua família a motivá-lo a seguir estudos superiores, e mais tarde, em 1843, aos 21 anos, a entrar num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho (actual mosteiro de Brno, República Checa) pois não tinham dinheiro para suportar o custo dos estudos. Respeitando o costume, ao tornar-se monge optou um outro nome: "Gregor". Aí Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro. Estudou ainda, durante dois anos, no Instituto de Filosofia de Olmütz (hoje Olomouc, República Checa) e na Universidade de Viena (1851-1853).
De 1843 a 1854 tornou-se professor de ciências naturais na Escola Superior de Brno, dedicando-se ao estudo do cruzamento de muitas espécies: feijões, chicória[1], bocas-de-dragão, plantas frutíferas, abelhas, camundongos[2] e principalmente ervilhas cultivadas na horta do mosteiro onde viveu analisando os resultados matematicamente, durante cerca de sete anos. Gregor Mendel, "o pai da genética", como é conhecido, foi inspirado tanto pelos professores como pelos colegas do mosteiro que o pressionaram a estudar a variação do aspecto das plantas. Propôs que a existência de características (tais como a cor) das flores é devido à existência de um par de unidades elementares de hereditariedade, agora conhecidas como genes.
Mas Mendel não se interessou apenas nas plantas, ele também era meteorologista e estudou as teorias da evolução. Ao longo da sua vida foi membro, director e fundador de muitas sociedades locais:
· Director do Banco da Morávia;
· Fundador da Associação Meteorológica austríaca;
· Membro da Real e Imperial Sociedade da Morávia e Silésia para melhor agricultura;
· etc. …
Foi em 1865 que Mendel formulou e apresentou em dois encontros da Sociedade de História Natural de Brno as leis da hereditariedade, hoje chamadas Leis de Mendel, que regem a transmissão dos caracteres hereditários. Após 1868, as tarefas administrativas mantiveram-no tão ocupado que não pode dar continuidade às suas pesquisas, vivendo o resto da sua vida em relativa obscuridade.
Morreu a 6 de Janeiro de 1884, em Brno, no antigo Império Austro-Húngaro hoje República Checa de uma doença renal crónica; um homem à frente do seu tempo, mas ignorado durante toda a sua vida.
As Leis de Mendel
· Primeira Lei (Lei da Segregação): na fase de formação dos gâmetas, os pares de factores segregam-se.
· Segunda Lei (Lei da Uniformidade): as características de um indivíduo não são determinadas pela combinação dos genes dos pais, mas sim pela característica dominante de um dos progenitores.
· Segunda Lei (Lei da Recombinação dos Genes): cada uma das características puras de cada variedade (cor, rugosidade da pele, etc…) transmite-se para uma segunda geração de maneira independente entre si.
FONTES:
http://gregor-mendel.blogs.sapo.pt/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gregor_Mende
A maçonaria surgiu da necessidade do saber.
A maçonaria surgiu da necessidade do saber.